Notícias de Santa Catarina

Útimas notícias

4 JAN

Mero morto ajudará pesquisadores a entender melhor a espécie

Crédito Bombinhas SC

Foi , na manhã de quinta-feira, em Florianópolis, ajudará pesquisadores a desvendar mais sobre a vida deste peixe, que está em risco de desaparecer da natureza. Estudiosos levaram pedaços do animal para o Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul do Brasil (CepSul), em Itajaí, Litoral Norte.

A analista ambiental do ICMBio, Roberta Aguiar dos Santos, fala que os meros são animais muito raros, e que entender o comportamento deles é muita importante, para ajudar na preservação da espécie.

O peixe achado morto aos pés da Ponte Hercílio Luz, era uma fêmea. Dela, os pesquisadores do projeto Meros do Brasil levaram o fígado, fonte importante para estudar o animal, o estômago, que dará mostras do que ele se alimenta, o coração, que vai ajudá-los a dar o peso do mero, que pode chegar até 400 quilos.

A ideia é reunir o maior número de informações possíveis, como idade e se ela estava próxima da desova, já que guardava 18 quilos de ova.

Eles também esperam que com o DNA possam saber a qual população de meros a fêmea fazia parte, o que vai indicar se há migração nessas espécies. Os meros são encontrados no Brasil e em outros países, como EUA e México.

O mero é a maior espécie da família das garoupas. Apesar do tamanho, é dócil e uma presa fácil. Ele vive em zonas costeiras, gosta de entrar em espaços rochosos e em corais.



  • Eu Curto Bombinhas!

    • Uma linda cidade, maravilhosa por suas belezas e encantadora pelo seu jeito de ser.

      A transparência das águas e a biodiversidade marinha atraem todos aqueles que amam a natureza e tudo que ela oferece
  • Redes Sociais


    Curtam Bombinhas nas Redes Socials.

  • Sobre Bombinhas

    Cidade: Bombinhas
    Santa Catarina, Brasil
    CEP: 88215-000
    DDD de Bombinhas: (047)
    Fone: Prefeitura Municipal de Bombinhas(47) 3393 95 00