Trilha de Santa Luzia

Extensão da trilha: 39,55 quilômetros
Termina no ponto de partida (circular): SIM
Altura acum. subida: 850 metros
Altura acum. descida: 823 metros
Elevação máx: 270 metros
Elevação mín: 0 metros
Trilha circular, que permite que o retorno ao ponto de partida, sem repetir o percurso. Possui vegetação de mata Atlântica secundária, com grau de dificuldade semipesada. Seu percurso tem duração de 3 a 4 horas, e possui uma grande pedra chamada 'Oratório', que segundo os antigos, guarda tesouros de piratas.
Faz parte do Parque Municipal do Morro do Macaco. A trilha leva ao 2º ponto mais elevado da cidade, com aproximadamente 180 metros de altitude e duração de aproximadamente 25 minutos, onde se tem vista panorâmica de todo o município, podendo, em dias de céu claro, inclusive avistar as cidades de Florianópolis, Biguaçu, Governador Celso Ramos e Tijucas.
Trilha linear de caminho simples, com várias praias pelo percurso além de cachoeiras e locais paradisíacos. A vegetação é bastante diversificada, com a presença de ecossistemas associados à mata atlântica, como restingas e manguezais. Seu percurso tem duração aproximada de 4 a 7 horas.
Trilha linear que apresenta praias e servia como acesso para os primeiros moradores da Praia da Tainha. Sua vegetação é formada por mata atlântica primária e mata atlântica secundária nos estágios inicial, médio e avançado.
Percurso com trechos de declives e aclives, passando por costões e matas fechadas, esta trilha é muito utilizada pelos pescadores do local como acesso para suas atividades. A duração do passeio é de cerca de 2,5 horas, com vegetação de mata atlântica primária, secundária em estágio avançado e mata ciliar.
Trilha linear com duração de cerca de 1 hora, possui vegetação de encostas, com presença de floresta de Mata Atlântica ambrófila densa.
Duração 2 horas. O percurso da trilha apresenta praias, mirantes e pontos históricos, com vegetação ambrófila densa, gramados e bosques nas matas. É possível notar a presença de sambaquis e ranchos de pesca antigos.